Uma viagem do Porto à Régua
A Região
2014-06-27
Um dia pelo Douro...
O Douro é a região das uvas, dos socalcos, do vinho, das paisagens inebriantes por onde passa um dos rios mais límpidos da Europa. O Douro, esse “poema geológico” como nos contou Miguel Torga, é português. O Douro é nosso!
Sendo uma das regiões mais aclamadas do mundo, milhares e milhares de turistas rumam ao Douro anualmente para conhecer as suas histórias, as suas tradições, os seus vinhos, as suas gentes, em suma, vêm à descoberta da essência genuína da mais antiga Região Demarcada do mundo.
O sol que já ofusca e os dias quentes que se têm sentido em terras lusitanas convidam a uma viagem. E a nossa sugestão, claro está, é um cruzeiro! É a primeira vez que viaja pelo Douro? Então sugerimos um dos cruzeiros entre o Porto e a Régua, os mais populares em 2013!
Este cruzeiro tem a particularidade de não durar muitas horas (comparativamente com outros cruzeiros), percorre uma curta distância, mas mantém todos os ingredientes necessários para um dia intenso e de sonho. É, por isso, o cruzeiro ideal para quem ainda não conhece os encantos mais apaixonantes do Douro (mas que está prestes a render-se à sua beleza).
O dia começa bem cedo, logo pelas oito da manhã. O Porto ainda está a acordar lentamente, demoradamente. É uma boa altura para conhecer a zona ribeirinha e vê-la despertar. Já na embarcação, passe pelas principais pontes da cidade e deixe-se levar rumo ao interior do Douro.
Um bom pequeno-almoço a bordo vai dar-lhe as energias necessárias e não se esqueça de tirar fotografias à neblina espelhada nas águas sublimes do rio. Um cenário deslumbrante. A paisagem vai desfilando à nossa passagem, sempre verde, intocável, majestosa. A primeira barragem com que nos deparamos é a de Crestuma-Lever, que tem um desnível de 14 metros…
Entramos na eclusa e deixamos que ela encha, enquanto a água faz subir o barco, até nos levar ao outro lado da barragem. É um processo interessante que demora apenas alguns minutos até ficar concluído. Mais à frente, imponente, a Barragem do Carrapatelo espera-nos. Repete-se o mesmo processo mas num desnível de 35 metros. A sensação é indescritível!
A manhã passa num instante, pelo meio de música, danças e muita conversa. Mas aproveite, também, para apreciar o silêncio desta região. E pouco depois de um almoço revigorante a bordo, sem dar por isso, já estamos a atracar no cais da Régua. São 15h30 e até à partida do comboio temos tempo para um café ou um lanche ou até uma visita à pequena e pacata cidade da Régua.
E antes de entrar no comboio, às 16h50, não se esqueça de apreciar a arquitetura antiga da Estação desta cidade. O comboio parte e às 18h50 estamos de regresso à cidade Invicta! Encantados, maravilhados e desejosos de voltar ao coração de um dos tesouros mais bem guardados de Portugal.
O que está incluído neste Cruzeiro?
A viagem descrita refere-se ao Cruzeiro Porto-Régua-Porto, subida de barco. Este cruzeiro está disponível desde 59€ (ou desde 57,5€ se for a descida de barco) e inclui:
- Cruzeiro + bilhete de comboio (regresso) + refeições servidas a bordo
Contamos consigo?