Minicruzeiros no Pinhão: o Douro como nunca viu!
A Região
2020-06-09
Com o sol a espreitar, nada melhor do que um cruzeiro de 1 ou 2 horas na magnífica região do Douro. Estes maravilhosos cruzeiros não podiam ter melhor ponto de partida: a magnífica vila do Pinhão, entreposto do afamado Vinho do Porto e um dos mais recomendadíssimos destinos do Norte de Portugal. Para além de uma praia fluvial com esplanadas e de um hotel de luxo em frente ao rio (o Vintage House Hotel), aqui poderá encontrar uma das estações ferroviária mais bonitas de Portugal. Os extensos anfiteatros vinhateiros, o casario que desce em cascata, a ponte metálica, os maravilhosos azulejos da estação e a bucólica foz do rio Pinhão, tudo se conjuga para conferir uma singular beleza a este simpático povoado.
Pinhão: Da beleza cénica da paisagem aos famosos azulejos da Estação
Esta freguesia do concelho de Alijó, criada em 1933, é considerada o centro geográfico da Região Demarcada do Douro, onde se produz o tão famoso Vinho do Porto. Muitas das principais companhias produtoras e exportadoras do Vinho do Porto radicaram aqui as suas instalações fabris e armazéns e têm Quintas ao redor desta localidade. O Pinhão situa-se na confluência do rio Douro com o rio Pinhão, paisagem única que a tornam numa das mais belas vilas de Portugal. As margens destes dois rios começaram a produzir um vinho fino de superior qualidade desde 1678, vinho esse que que já tinha o nome de Vinho do Porto e que era transportado nos míticos barcos rabelos. Este intenso tráfego levou à construção da ponte de ferro sobre o rio Pinhão, ainda no ano de 1700.
O caminho-de-ferro, que chegou ao Pinhão em 1890, deu origem à construção do edifício da estação que é exteriormente forrado de painéis de azulejos, todos com motivos vitivinícolas. São, no total, 24 admiráveis painéis de azulejos que retratam cenas locais e constituem hoje um rico mostruário etnográfico em que perpassa toda a temática do vinho. Os painéis foram desenhados em 1937 pelo pintor J. Oliveira e produzidos na fábrica Aleluia de Aveiro. Os azulejos estendem-se a toda a volta do edifício e retratam cenas típicas, desde o transporte das pipas nos barcos rabelo até às diversas fases da vindima. Há imagens curiosas por retratarem paisagens já desaparecidas, como é o caso do Cachão da Valeira antes da construção da barragem homónima, ou da antiga Ponte da Ferradosa sobre o rio Douro.
Em 1906, foi aberta ao trânsito automóvel uma ponte metálica sobre o Rio Douro, projetada por Gustave Eiffel. Esta notável ponte permite um enquadramento perfeito entre o cenário natural e o patrimônio arquitetónico da bucólica vila do Pinhão.
Numa visita à vila, não deixe de apreciar estes monumentos e de visitar as pequenas lojas, onde poderá encontrar as mais variadas peças de artesanato, como: miniaturas de Barcos Rabelo, latoaria típica, mantas, colchas, rendas, bordados, cestos, chapéus e pipas. No plano gastronómico, delicie-se com o cozido à portuguesa, o cabrito assado no forno, o bolo borrachão, as compotas e o mel. E, claro, não deixe de realizar um magnífico minicruzeiro no rio Douro, sempre convidativo para um inesquecível passeio de barco!
Minicruzeiros do Pinhão: uma experiência inesquecível a não perder!
A vila do Pinhão é um verdadeiro tesouro localizado entre o rio Douro e o rio Pinhão. A paisagem das vinhas em socalcos ao longo das íngremes margens do rio é o postal mais conhecido da vila, que tem a sua história marcada pela ligação com as vinhas, as vindimas, o rio e o vinho mais famoso de Portugal. Este reconhecido destino vitivinícola alberga algumas das mais conceituadas Quintas produtoras do Vinho do Porto e melhor forma de as contemplar, em toda a sua plenitude, é a bordo dos encantadores Cruzeiros Pinhão-Romaneira-Pinhão (com a duração de 1 hora) e Cruzeiro Pinhão-Tua-Pinhão (com a duração de 2 horas). Estes cruzeiros, com embarque e desembarque no Pinhão, pautam-se pelo silêncio da vista e tranquilidade das águas e permitem admirar as mais impressionantes paisagens da região duriense, consideradas Património Mundial da UNESCO, num percurso do Rio Douro que não é visível a partir de estradas nacionais ou vias férreas. Por isso, não deixe de aproveitar!
O cruzeiro de 1 hora tem como destino a Quinta da Romaneira, uma das grandes quintas históricas do Douro, com registos desde o século XVII. Esta maravilhosa Quinta funciona desde 2007 como Hotel de Luxo, tendo já albergado personalidades mediáticas, como Brad Pitt e Angelina Jolie, entre outras igualmente famosas.
Já o cruzeiro de 2 horas permite desfrutar do esplendor do Douro na íntegra entre o Pinhão e a foz do rio Tua, enquanto saboreia um delicioso cálice de Vinho do Porto ou de Vinho Moscatel a bordo, na companhia de áudio-guias. O Rio Tua é um importante afluente do Rio Douro, com cerca de 110 km de extensão, e está rodeado de paisagens arrebatadoras que impressionam pela sua beleza natural. Neste cruzeiro, irá contemplar o lugar onde o Rio Tua harmoniosamente se funde com o Rio Douro. É incrível ver a fusão de dois rios tão importantes, que tanto marcaram a história do Douro, e perceber que o maior protagonista deste cenário é a Natureza, cuja perfeição é uma constante.
Os minicruzeiros com partida e chegada do Pinhão realizam-se todos os dias do ano e são a experiência perfeita para recarregar energias e apreciar a beleza e tranquilidade do Douro. Não deixe de fazer a sua reserva! Contacte-nos, o Douro espera por si!