Os melhores Vinhos Tintos do Douro para 2015
Gastronomia e Vinhos
2015-01-27
Portugal pode orgulhar-se de ter uma grande palete de renomados e deleitosos vinhos. De Norte a Sul do país, muitas são as casas, quintas ou herdades que dão o seu melhor na arte de produzir um dos melhores néctares do mundo. Os vinhos portugueses têm corrido mundo e têm superado expectativas.
E para quem não consegue prová-los a todos (alguém conseguirá?), o único problema de tanta diversidade é descobrir qual deles escolher… Por isso mesmo, o crítico de vinhos da revista Visão, José António Salvador, elaborou uma lista dos principais vinhos para 2015. Centremo-nos nos vinhos tintos…
Para este cronista, que provou centenas de vinhos ao longo do ano passado, são 32 os melhores vinhos tintos que vai, certamente, querer beber no próximo ano. Seja em clima de festa ou sem nenhuma razão especial, uma degustação de um bom vinho português é sempre um primoroso momento.
Nesta lista, o crítico passa por todas as regiões vitivinícolas de Portugal. Desde o Minho ao Alentejo, esta riqueza enófila é uma autêntica dádiva: o Dão, o Alentejo e, claro, o Douro não desiludem nem o mais exigente amante de vinhos.
E o Douro é, de facto, aquela região da qual é impossível não falar. Vencedor dos mais renomados prémios internacionais em 2014, também nesta lista a região do Vinho do Porto ganha destaque. O crítico de Vinhos atribuiu ao Douro os melhores galardões: o prémio de Melhor Vinho Tinto e o prémio de Melhor Compra de Vinho Tinto.
Apresentamos-lhe, assim, os 12 melhores vinhos tintos durienses para 2015:
Para este tão prestigiado apreciador de Vinhos, “nada há de mais subjetivo do que o gosto”. Por isso mesmo, vá provando e elegendo os seus preferidos. Variedade não vai faltar!