Um Douro Encantado: 3 Dias Inesquecíveis
Dicas e Sugestões
2019-05-08
Características da Região do Douro
O Douro é um destino a descobrir! A sua paisagem e identidade muito próprias, de gente fiel às suas raízes, fascinam todos os que o visitam. A natureza exuberante; a cultura e o património histórico; os imensos sabores da gastronomia e dos vinhos locais; as lendas e tradições com princesas mouras, cavaleiros, bruxas e lobisomens, bem como o cosmopolita ambiente de um cruzeiro no rio, fazem do Douro um destino multifacetado que oferece experiências únicas aos seus visitantes.
O povo duriense tem um carácter muito próprio, enraizado no passado e na história local, o que resulta em diferentes usos e costumes. Lamego, destino de peregrinos e de amantes da boa gastronomia duriense, orgulha-se de ser mais antiga que o reino de Portugal: a majestosa Sé e o poderoso Castelo confirmam a sua nobreza e antiguidade.
A pitoresca vila do Pinhão, património das uvas e do vinho, deslumbra pela paisagem das vinhas em socalcos e pela sua história ligada às vindimas, aos barcos rabelos e à produção do Vinho do Porto. Também Favaios, planalto do pão e do vinho, é bem conhecido pelo seu Moscatel e pelo pão de trigo de quatro cantos.
A aldeia de Favaios conserva ainda a sua traça original e guarda alguns dos segredos mais bens guardados do Douro. Tudo isto se mistura, contudo, com uma cultura moderna e vibrante que pede para ser descoberta. A melhor forma de ficar a conhecer todo este universo é a bordo do nosso cruzeiro de 3 Dias: Douro Encantado.
Melhor época para conhecer o Douro Encantado
A Região Demarcada do Douro convida sempre a uma visita, seja qual for a estação do ano. Os minicruzeiros com partida e chegada do Pinhão (cruzeiro-pinhao-romaneira-pinhao) realizam-se todos os dias do ano e são a experiência perfeita para recarregar energias e apreciar a beleza e tranquilidade do Douro.
A luz das águas do rio espelhadas no azul do céu, a hospitalidade das gentes locais e a ampla oferta de programas a fazer e locais a visitar, tornam qualquer passagem pelo Vale do Douro numa experiência única. Importa lembrar que Douro é dono e senhor do seu próprio microclima, pelo que as montanhas envolventes protegem o vale da influência do Oceano Atlântico e oferecem um clima continental, com verões quentes e secos e invernos frios.
Os dias de primavera chegam cedo ao Douro. Com o sol a espreitar, os Cruzeiros de 1, 2 e 3 dias voltam à navegação logo em inícios de abril e prolongam-se até outubro, quando a explosão das cores de Outono pinta a paisagem de tons laranja, vermelho e amarelo. As encostas do Douro vestem-se de gala no Outono pelo que esta é, sem dúvida, uma das épocas mais inspiradoras da região!
Já setembro é época das vindimas. Visitar o Douro nas vindimas é conhecer a verdadeira alma do povo duriense e compreender a singularidade e carácter especial desta região única no Mundo.
Gastronomia e Vinhos do Douro
Nas palavras de Fernando Pessoa: “Boa é a vida, mas melhor é o vinho”! Esta magnífica bebida proporciona sempre, ao redor de uma mesa, as mais animadas conversas. O Norte de Portugal apresenta uma extensa gama de vinhos, desde o Vinho Verde, de uma apetitosa frescura, ao Vinho do Porto, o mais célebre vinho generoso do Mundo.
Seja qual for o ângulo pelo qual se aborde o Vale do Douro – paisagem, história, atividades económicas ou cultura - há sempre o vinho como elemento comum. Os romanos terão sido os primeiros a perceber a qualidade dos vinhos da região, mas só no século XVIII a fama do Vinho do Porto atravessou fronteiras e começou a enriquecer muitos produtores, cujas belas Quintas podem hoje ser visitadas ao longo do rio. Numa paisagem imponente, o vale Vinhateiro do Douro, Património da Humanidade, é a mais antiga região demarcada do Mundo, desde 1756, e o Vinho do Porto o mais famoso dos excelentes vinhos da Região.
No Cruzeiro 3 Dias: Segredos do Douro e Tâmega, fazemos uma viagem até às mais recônditas origens da história da vinha em duas prestigiadas regiões vinícolas de Portugal: a Rota dos Vinhos Verdes e a Rota do Douro. Através deste magnífico roteiro, pode fazer excelentes passeios, contactar com saberes antigos e descobrir regiões onde o vinho se cultiva desde tempos imemoriais.
Envolva-se na beleza da paisagem e visite os pontos de interesse que lhe ficam no caminho: desde os socalcos do Douro, berço do famoso Vinho do Porto, a Amarante, verde e viçosa, onde desfrutará de um fantástico almoço típico num Hotel Vínico da Região do Vinho Verde.
Deixe as dietas para mais tarde e desfrute das especialidades locais. A gastronomia duriense é das melhores do país, com petiscos deliciosos aos quais é realmente difícil resistir. Nos restaurantes do Douro, poderá desfrutar dos produtos tradicionais de Trás-os-Montes, como as carnes bovinas - muito apreciadas em postas assadas-, mas sobretudo da carne do porco que origina uma enorme quantidade de enchidos e fumados, como as alheiras de Mirandela, os salpicões e chouriças de Vinhais ou o célebre presunto de Lamego.
Nos peixes, há muitas receitas de bacalhau e peixes de rio, como as trutas. A região é também famosa pela qualidade das suas cerejas e dos seus frutos secos, particularmente amêndoas e castanhas.
Melhores Destinos no Douro
No seu percurso para o Atlântico, o rio Douro abre caminho no meio de belos terraços cobertos de vinhas.
Peso da Régua
A cidade do Peso da Régua, também chamada apenas de “Régua”, é famosa por ser a capital da região demarcada do Douro. Do seu cais partem e chegam muitos dos famosos Cruzeiros que cruzam o rio Douro e é aqui que se encontra o Museu do Douro, que mostra ao visitante a importância deste património através das várias exposições que organiza.
Lamego
A cidade de Lamego é conhecida pelo seu monumental Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. A Igreja foi construída em 1761, à qual se chega por uma espetacular escadaria dupla, semelhante à escadaria barroca do Bom Jesus de Braga. A romaria de Nossa Senhora dos Remédios, em setembro, é uma das maiores festividades de Portugal, desenrolando-se no santuário, o principal foco dos peregrinos, e nas ruas da cidade.
A presença da maravilhosa paisagem do Douro Vinhateiro é outra das mais valias: se a qualidade do vinho é uma evidência, a gastronomia é pujante, merecendo especial referência os enchidos, o presunto e a típica Bola de Lamego. Lamego também produz outros vinhos, como o espumante natural Raposeira e Murganheira, que podem ser provados nas caves da região.
À volta há muitíssimo para ver, como o esplendoroso Mosteiro de São João de Tarouca e a ponte fortificada de Ucanha. Este imenso e valioso património é explicado ao detalhe pelos nossos guias no cruzeiro de 3 dias pelo Douro Encantado.
Pinhão, Favaios, Vila Real e a Região do Douro Superior
No caminho para o Pinhão, com a sua belíssima estação ferroviária, um cenário extraordinário abre-se no Miradouro de S. Leonardo da Galafura. Em Favaios, prova-se o único e inconfundível Vinho Moscatel, mundialmente apreciado. Vila Real, com o seu património histórico, o deslumbrante Palácio de Mateus e o saboroso Mateus Rosé, é também digna de uma visita. Para montante, o rio corre entre escarpas e tons de pedra. É zona de solares, de amendoeiras em flor e do Santuário de S. Salvador do Mundo com uma vista impressionante. No Douro Superior, outros lugares merecem visita, como Vila Nova de Foz Côa, cujo Parque Arqueológico é a maior galeria de arte rupestre do Mundo. Por isso é Património Mundial.
Vale a pena visitar e deixar-se empolgar! Não perca esta oportunidade e venha conhecer o Douro! Esperamos por si!