Um Leilão com Porto Vintage de 200 Anos
2015-01-07
Podia ser apenas mais um simples leilão como milhares que existem em todo o mundo. Podia…mas não é! Este contém uma particularidade que poucos leilões se gabarão um dia de ter: vai ser leiloada uma garrafa de Vinho do Porto com 200 anos.
São exatamente dois séculos de história que este vinho do Porto conta. É um primoroso Vintage, ancestral… tão velho que estará no auge do seu doce sabor. Ele envelheceu lentamente, alheio ao tempo e à modernidade.
É um autêntico Porto que, no fundo, é muito mais de que um vinho: é um dos baluartes de uma Família ímpar na História do Douro Vinhateiro, a Casa Ferreira. É, de certo, uma autêntica obra de arte, daquelas que até Baco se lisonjearia de apresentar a todos os Deuses. Quem tiver a sorte (e o dinheiro) de abrir esta garrafa, que guarde o seu paladar para sempre, pois talvez não haverá outra oportunidade de provar algo assim.
Mas falando mais sobre este vinho… 1815. Século XIX. É a mensagem principal do rótulo deste sublime néctar. Um vinho que nasceu da colheita mais antiga da marca fundada por esta família portuguesa. E o que se pode esperar deste Vintage? Provavelmente um aroma intenso a especiarias como a canela, pimenta e gengibre, notas de madeiras exóticas, iodo e cera. Será um vinho vivo, bastante apurado e refinado, com boa acidez equilibrada por frutos secos. Um primor…
A este vinho apenas chegará um muito limitado número de licitadores. O leilão decorrerá esta Primavera em Londres, por altura da celebração dos 200 anos da famosa Batalha de Waterloo. Será um dos pontos altos da agenda mediática britânica.
E seguindo a nobre tradição altruísta desta Casa, o valor arrecadado será doado a uma instituição de caridade, com o objetivo de homenagear e perpetuar a obra da Ferreirinha.
Casa Ferreira: Séculos de História e Solidariedade
Embora se possa pensar que a Ferreirinha é uma figura mítica, com uma aura divina até, a verdade é que existiu esta mulher de ferro do Douro, altiva para os com ricos e generosa para os com pobres. A ela se deve a frase “cada um na sua terra deverá fazer tudo o que seja para bem da Humanidade”, tendo sido uma das pessoas mais marcantes da História do Douro e que lutou pela dignificação do Vinho do Porto.
Na altura da produção deste Vintage, Dona Antónia Ferreira tinha apenas quatro anos. Por isso, o êxito deste Porto ficará a dever-se aos seus irmãos mas ele é, acima de tudo, símbolo da afirmação da presença da família Ferreira no Douro.
Empreendedora, dedicada e altruísta, a Ferreirinha geriu desde cedo este seu património, tornando os seus vinhos de excelente qualidade, finos e refinados, vencedores dos mais rigorosos prémios internacionais. Hoje em dia, é recordada como um exemplo de perseverança no combate à miséria que se abateu sobre o Douro, em consequência da praga da filoxera que destruiu os vinhedos da Região.
Pautando o seu trabalho pela causa do Douro Vinhateiro e pelos seus habitantes, a Casa Ferreira prosperou e os seus vinhos não passam despercebidos. O seu legado é enorme, deixando para a eternidade uma garrafeira de valor incalculável com os seus mais consagrados Vinhos do Porto.